quarta-feira, 5 de março de 2014

As 5 melhores coisas que você pode dizer em uma entrevista de emprego

entrevista-de-emprego-desempenho
Passar por uma entrevista de emprego pode ser algo incrivelmente estressante, e é natural, para qualquer um, ficar nervoso com isso. Mas se você respirar fundo e se concentrar em dizer exatamente as coisas que os recrutadores querem ouvir, não tem como dar errado.
Veja estas cinco dicas de especialistas sobre “o que dizer ou perguntar”. Elas podem, sem dúvidas, ajudar a melhorar seu desempenho.

1 – “Deixe-me contar sobre uma vez que eu resolvi um problema igual a este”.

Entrevistadores gostam de casos, desde que sejam curtos e objetivos. Mesmo que alguma pergunta da entrevista possa ser respondida com um simples “sim” ou “não”, é importante destacar claramente o valor que você trará para a organização. E a melhor forma de fazer isso é com exemplos. Sempre tenha um caso ou história sobre a sua experiência anterior, que se relacione com o cargo concorrido, e que pode dar mais detalhes sobre você no dia a dia do trabalho.

2 – “Você poderia esclarecer melhor a pergunta?”

Fazer perguntas de acompanhamento, tais como “respondi à sua pergunta?”, demonstra ao entrevistador que você está com a intenção de se comunicar bem e com precisão, uma habilidade que a maioria dos empregadores aprecia.
Verificar a impressão do entrevistador, perguntando se as coisas estão claras, e estabelecer um entendimento comum, é uma boa maneira de mostrar que você tem empatia e enxerga as coisas pelo “outro lado”.

3 - “Ah, sim, eu li sobre esse projeto no site”

Quando duas pessoas se encontram pela primeira vez, é educado fazer perguntas e expressar  interesse mútuo. Em uma entrevista de emprego, você demonstra  seu interesse na empresa fazendo uma boa pesquisa antes de aparecer na entrevista, assim não tem que fazer perguntas básicas na hora e pode ter uma conversa mais inteligente sobre o assunto.
Mas veja, não quero dizer com isso que é pra memorizar a página “Sobre Nós” no site da empresa. Estou falando de ler, pesquisar e conhecer a empresa previamente.

4 – “O que fez você decidir trabalhar aqui?”

Sim, você pode perguntar isso se o entrevistador for da mesma empresa para a qual você está se candidatando. Entenda: Respostas bem pensadas às perguntas de um entrevistador demonstram seu conhecimento, experiência e habilidades de comunicação, mas as empresas também gostam de ver que você está curioso para saber o que elas fazem.
Uma das melhores coisas que você pode fazer em uma entrevista é vir preparado com perguntas inteligentes para o entrevistador. Fazer isso demonstra interesse na empresa e no trabalho. É claro que, antes de perguntar, você deve pedir permissão.

5 – “Eu adoraria participar desse time!”

Há uma enorme diferença entre implorar por um emprego e expressar um desejo genuíno de trabalhar para uma empresa e ocupar o cargo para o qual está sendo entrevistado. Recrutadores procuram pessoas que estejam animadas com a empresa e que tenham interesse real no cargo.
Se o trabalho te agrada muito e realmente é sua “primeira escolha”, e se você o aceitaria caso fizessem  uma proposta, então deixe  isso claro. Talvez façam mesmo!
Autora: Hannah Hamilton
Fonte http://recursosehumanos.com.br/artigo/entrevista-de-emprego-desempenho/?utm_source=Rede+O+Gerente&utm_campaign=cdae6d7fc8-Recursos_E_Humanos_27_02_2014&utm_medium=email&utm_term=0_651183821a-cdae6d7fc8-106172596

Nenhum comentário:

Postar um comentário