
No entanto, ainda há muito que os novos candidatos tem que aprender quando se trata de dominar a procura de emprego. Abaixo listamos os 10 erros que muitos candidatos cometem e como esses erros podem ser evitados:
1. Colocar muito peso na graduação – Um erro para quem procura emprego pela primeira vez é acreditar que boas graduações são o fator mais importante para o empregador. Características como qualidade de liderança e a capacidade de articular são fundamentais nos processos seletivos.
2. Não pesquisar o bastante - Muitas vezes, os candidatos não percebem a importância na realização de pesquisas. Aprender sobre como obter um emprego é importante, ir até a biblioteca e ler sobre ferramentas que podem ajudar a chegar ao objetivo almejado é muito importante.
3. Não se informar sobre as áreas que mais procuram candidatos - Os graduados devem fazer uma pesquisa, não só sobre a empresa para que se candidatam, mas sobre o campo em geral. Por exemplo, se você está entrando no campo da Medicina, você deve estar bem informado sobre como a política afeta a medicina e as questões sociais.
4. Considerar apenas empregos de período integral – Procure oportunidades que possibilitem crescimento em longo prazo.
5. Focar a busca somente em vagas relacionadas à graduação - Os novos candidatos a emprego, muitas vezes, expandem a busca. No entanto, é importante focar na área que se deseja trabalhar de fato.
6. Fale mais – Os candidatos a emprego que passam a entrevista inicial falando sobre por que eles precisam de um emprego, o quanto eles querem algum benefício da empresa, em vez de falar sobre como eles vão resolver os problemas para a empresa e trazer valor para a companhia, dificilmente passarão para a próxima fase do processo.
7. Vestir-se de forma inadequada em ambientes profissionais - A maneira de como você se veste afeta diretamente a forma como as pessoas percebem e se vão levá-lo a sério. Por isso, certifique-se que você está vestida profissionalmente para as entrevistas. Se você não tem certeza do que é necessário, peça a opinião de algumas pessoas de sua confiança que tenham alguns anos de experiência profissional.
8. Estar sem entusiasmo – O entusiasmo é fundamental para ser considerado para uma posição. Se você parece entediado ou como se você tem algo melhor para fazer no horário da entrevista, a contratação será mais difícil. Mostrar entusiasmo, não só através de sua conversa, mas através de seu conhecimento sobre a empresa e seu interesse na posição, são fundamentais.
9. Não foque no valor do salário - Jovens profissionais muitas vezes não conseguem olhar para o quadro geral ao decidir se deve ou não tomar uma posição e se concentram demais no salário. Mas quão felizes eles vão estar com o que parece ser um bom salário, se os seus benefícios são míseros, o trajeto lhes dá uma dor de cabeça ou sua carga de trabalho é uma loucura? Tudo sobre a empresa e o que ela oferece e não oferece devem ser levados em consideração antes de aceitar ou rejeitar uma oferta de emprego.
10. Tenha consciência para rejeitar uma oportunidade- Não é nenhum crime não aceitar uma oferta se você sabe que a posição é uma escolha ruim para suas habilidades ou temperamento, você é sábio se deixar passar. Em caso de dúvida, discuta com um mentor antes de tomar decisões irreversíveis.
Não perca tempo! Vá à luta por um novo emprego!
Fonte: 10 erros que os jovens cometem ao procurarem emprego | Portal Carreira & Sucesso
Nenhum comentário:
Postar um comentário